TERROIR

Afinal o que torna o nosso Alvarinho tão interessante e diferente dos demais ?

O que faz de Monção e Melgaço o Berço e a origem do Alvarinho?

 

A região de Monção e Melgaço, engloba duas pitorescas vilas fronteiriças com mais de 700 anos de história, usufrui de uma unidade territorial privilegiada por um conjunto de características únicas e singulares que definem o nosso Terroir e obviamente o perfil dos nossos vinhos.

Resumidamente podemos falar de 4 fatores fundamentais: clima, solo, casta, e factor humano

 

Clima: Devido ao facto de ser cortada pela cadeia montanhosa do Vale do Minho, a Sub região de Monção e Melgaço não sofre a típica influência Atlântica da Região dos Vinhos Verdes, característica que condiciona a especificidade do Vinho Verde. O que juntamente com os alinhamentos montanhosos da Serra da Galiza que, bem perto do rio Minho, atingem proporções consideráveis, formam uma cintura montanhosa responsável pela existência de um microclima único condicionando essencialmente a precipitação, a humidade e a temperatura do ar, verificando-se uma amplitude térmica na maturação, caracterizada por dias quentes e noites frias. Este fator contribui para a proteção dos aromas , para a persistência do sabor retendo a sua frescura e principalmente para a sua acidez tão característica.

 

Solo: Elemento fundamental no carácter da vinha e no perfil do vinho. Nesta região predomina o granito, no entanto a noroeste verifica-se a existência de grandes quantidades de sedimentos (Argila e calhau rolado), bem como a existência de uma faixa de xisto na parte central da região. Confere a tão distinta mineralidade no perfil dos nossos vinhos.

 

Casta: Alvarinho Monção e Melgaço: Considerada a rainha das castas brancas em Portugal o Alvarinho é uma uva muito pequena,com pelicula grossa, o que a torna pouco produtiva, é das mais caras no Pais, vendida sempre acima de €1/Kg , produz vinhos com uma elevadíssima qualidade, personalidade, e grande capacidade de evolução na garrafa.

A uva produz mostos muito ricos em açúcares e contudo apresenta um razoável teor em ácidos orgânicos. O vinho caracteriza-se por uma cor intensa, palha, com reflexos citrinos, aroma intenso, distinto e complexo, que vai desde o marmelo, pêssego, limão, maracujá e líchia (caráter frutado), a flor de laranjeira, jasmim, e violeta (caráter floral), a avelã e noz (caráter amendoado) e a mel (caráter caramelizado), sendo o sabor complexo, macio, redondo, harmonioso, encorpado e persistente.

 

Factor humano: Mais do que características únicas na morfologia da região, os vinhos de Monção & Melgaço são, na sua essência, o resultado de um saber coletivo, um acumular de experiências e saberes, um património cultural, que as gerações anteriores nos deixaram, para nós continuarmos a desenvolver e enaltecer.

 

Vinhos que respiram as nossas serras e vales, a chuva e o sol, a terra e o

trabalho das nossas gentes.

Estes são os Vinhos da PROVAM, alvarinho com Alma