APRESENTAÇÃO DO “IREQUIETO”

No dia 5 de novembro de 2021, a PROVAM apresentou o seu novo vinho, Irequieto 2017, a um simpático grupo de Bloguers, Sommeliers, Jornalistas e Críticos de vinho. A nova esplanada do Restaurante Solar dos Presuntos, em Lisboa, foi o lugar escolhido para acolher esta apresentação, que contou, também, com a harmonização de vários petiscos da autoria do Chef Hugo Araújo.

Simplesmente singular, o “Irequieto“ é um vinho que, para além de retratar a vida e o percurso irrequieto de 50 anos do Eng. Abel Francisco Codesso, carrega o peso da experiência, a perseverança e a procura constante da inovação. Simboliza o tempo gasto na busca da perfeição. É a soma de todos os feitos, sucessos, criatividade, dificuldades e alegrias de um homem que elaborou um vinho não só dedicado à família, como também, a todas as pessoas que por ele passaram, deixando-o um pouco delas e levando um pouco de si.

No que respeita à vinificação, o “Irequieto” é um vinho elaborado com 100% Alvarinho. Uma parte do mosto fermenta em contacto com as películas (curtimenta) e outra em barrica. No restante, é promovida a fermentação malolática. 

Organolepticamente, é de salientar que, da junção das várias técnicas, resulta um vinho guloso, fresco um must de elegância e caráter, com uma persistência única.

Em suma, o “Irequieto” é um vinho que apresenta várias camadas de aromas, sendo que, num primeiro plano, apresentam-se as flores, a fruta cítrica e a mineralidade. Complementarmente, mostram-se as especiarias, algum lácteo e uma ténue evolução. No palato, eleva-se a fruta muito fresca, texturada, ligada harmoniosamente com a acidez bem marcada, mas nunca agressiva.