CASTAS

O Alvarinho é uma casta branca da espécie da VitisVinifera originária do Noroeste da Península Ibérica. É uma das mais nobres castas brancas portuguesas e produz um vinho de elevadíssima qualidade.É uma casta muito antiga, de baixa produção e elevada rusticidade, extraordinariamente aromática e perfumada, distinta e delicada produzindo vinhos de elevado potencial de guarda.

Dá origem a vinhos com aroma intenso, distinto, delicado e complexo, que vai desde o marmelo, pêssego, limão e líchia (carácter frutado), a flor de laranjeira, jasmim e violeta (carácter floral), a avelã e noz (carácter amendoado) e a mel (carácter caramelizado). O seu sabor é complexo, macio, redondo, harmonioso, encorpado e persistente.

 

Morfologia: Apresenta cachos pequenos , compactos e com uma forma peculiar, a “asa”.

O bago é de tamanho médio, redondo de cor amarela chegando a tons rosados quando bem maduro, apresenta uma pelicula grossa e grainha.

 

A casta Alvarinho é um dos maiores tesouros de Portugal, é considerada por reconhecidos experts a melhor casta branca portuguesa e uma das melhores castas do mundo.

É em Monção e Melgaço que se revela e atinge o máximo das suas potencialidades, num território único, por razões naturais de solo e microclima.